Expectativa de Vida no Brasil Cresce e Ultrapassa Patamar Pré-Pandemia
Os brasileiros estão vivendo mais! Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida ao nascer em 2023 atingiu 76,4 anos, um aumento de 11,3 meses em relação ao ano anterior. Este marco histórico supera os níveis registrados antes da pandemia de COVID-19, refletindo uma recuperação significativa. A longevidade no Brasil, no entanto, apresenta diferenças entre gêneros: enquanto as mulheres vivem, em média, 79,7 anos, os homens têm expectativa de 73,1 anos.
Durante o auge da pandemia, em 2020 e 2021, a expectativa de vida no país caiu drasticamente, chegando a 72,8 anos. A gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, Izabel Marri, explicou que a recuperação do indicador a partir de 2022 reflete a redução das mortes em excesso causadas pela COVID-19, beneficiando ambos os sexos.
A divulgação desses dados, parte do relatório da Tábua de Mortalidade 2023, é motivo para comemorar, pois simboliza o avanço do Brasil na superação de desafios recentes e no aumento da qualidade de vida da população.